Campeão do Campeonato Alemão nas duas últimas temporadas e agora Vice-Líder do Campeonato Alemão e finalista da Liga dos Campeões da UEFA, o Borussia Dortmund mostra-se bastante eficiente com a sua marcação adiantada e o trio mortal Lewandowski, Gotze e Reus. O time joga no 4-2-3-1, variando para o 4-1-4-1 no ataque. As suas principais características são a velocidade do seu contra ataque e a intensa movimentação dos seus jogadores ofensivos.
Após alguns anos no comando de Jurgen Kloop, a revelações Gotze, Lewandowski, Subotic, Bender e Hummels ganharam destaque e o time evoluiu, principalmente graças a consistência tática e a manutenção da base do time.
![]() |
Esquema tático do B. Dortmund |
No 4-2-3-1, o Borussia centraliza as jogadas de meio de campo, mas atacando principalmente pela direita. Na segunda linha do meio-campo, os pontas Großkreutz, pela esquerda, e Reus, pela direita, jogam próximos do ponta-de-lança Lewandowski, de forma que o time mantenha a posse de bola.
A jovem estrela alemã, Mario Gotze, é o meia-atante do time. Ele atua no meio de campo, centralizado entre os pontas, esbanjando dribles e passes precisos para os pontas e o atacante. Destaque do time, ele tem sido decisivo e na armação de jogadas. Um jogador que joga de cabeça erguida e com muita velocidade, no campeonato alemão, ele tem entortado zagueiros, desorganizando a defesa adversária, atraindo a marcação. Assim, ele se tornou fundamental na criação de oportunidades para infiltrações de Marco Reus e Robert Lewandowski.
Mario Gotze, destaque do B. Dortmund na temporada. Foto: retirada de backpagefootball.com |
Gundogan atua como segundo volante na primeira linha, distribuindo a bola ou ajudando Sven Bender na marcação, porém durante os contra ataques ele avança, com o time formando uma espécie de 4-1-4-1. Sven Bender é o primeiro volante, porem conta com muito habilidade e técnica e tem como função, impedir a bola de chegar na defesa do Dortmund, atuando à frente da linha defensiva.
O apoio da torcida tem sido fundamental para o bom desempenho do time. Foto: Reuters |
Se o ataque tem funcionado, o sistema defensivo tem sido impecável. Os laterais Piszczek e Schmelzer apertam a marcação e quando o time adversário ataca e avançam nas jogadas ofensivas. O time conta com uma dupla de zaga de peso: Subotic e Hummels, titulares nas suas respectivas seleções nacionais. Ambos os jogadores são completos, são altos, possuem precisão nas jogadas aéreas e são fortes na marcação. O seu ponto fraco, é a velocidade, pois ambos não são muito rápidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário